ESCOLA SÃO JOSÉ

O Ginásio São José teve seus primórdios em 1925 quando foi extinto o Colégio São José, na cidade de Júlio de Castilhos. A convite do Pároco de Jaguari as Irmãs do Imaculado Coração de Maria vieram para nossa comunidade.

O Ginásio São José, foi fundado oficialmente em 26 de março de 1925, iniciando as aulas com 80 alunos, em prédio provisório. Em novembro de 1926 foi inaugurado o prédio do Ginásio São José. Além do curso primário, havia internato para meninas.

Em face das dificuldades financeiras, em 1991, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, procuraram o Executivo Municipal, com a proposta de entregar o educandário ao Município de Jaguari. Após várias reuniões através da Lei Municipal n.º 1.922, de 02 de dezembro de 1991, o imóvel foi incorporado ao Patrimônio Público do Município de Jaguari.

A estrutura serviu como sede da Escola Municipal São José durante os anos letivos de 1992 a 2018, inicialmente, criada como Escola de 1º Grau Completo pelo Decreto Executivo n.º 050, de 10 de julho de 1992 e depois denominada como Escola Municipal de Ensino Municipal pela Lei n.º 2.222, de 22 de agosto de 2000. Atualmente o prédio abriga a Secretaria Municipal de Educação, a Biblioteca Pública Municipal, o Conselho Tutelar e o Programa Primeira Infância Melhor.