DOUTOR SEVERIANO DE SOUZA DE ALMEIDA

Dr. Severiano de Souza de Almeida assumiu a chefia da Comissão de Terras e Colonização de Jaguari, em 21 de março de 1891, eis que já integrava a equipe de Siqueira Couto, como agrimensor. Com a posse de Severiano de Almeida, a Comissão de Terras de Jaguari desligou-se da ex-colônia Silveira Martins, constituindo um projeto independente.

Entre os anos 1907 e 1909, a Comissão de Terras e Colonização de Jaguari acabou sendo extinta, o Dr. Severiano de Almeida, foi transferido e a antiga Colônia converteu-se no 3º distrito de São Vicente do Sul.

Foram grandes o avanços e conquistas que aconteceram no período que Severiano de Almeida permaneceu como Chefe da Comissão, e pelo trabalho dedicado e competente frente a Comissão de Terras e Colonização, mereceu reconhecimento unânime, justificando lhe a alcunha de “Imperador de Jaguari”, atribuída pelo Governador Júlio de Castilhos. E, “como justa homenagem, o município de Jaguari perpetua seu nome em uma das principais artérias urbanas e no mais antigo grupo escolar da cidade”.

Fonte: MARCHIORI, José Newton Cardoso. Esboço histórico de Jaguari. Santa Maria: Pallotti, 1999.

_da_attachments