DOUTOR JOSÉ MANOEL DE SIQUEIRA COUTO

A fundação da Colônia de Jaguari ocorreu em razão do grande trabalho realizado por José Manoel de Siqueira Couto desde os primórdios na fase inicial da Colônia (1886) até 21 de março 1891.

Siqueira Couto, como ficou conhecido, foi convocado para dirigir a “Comissão de Medição de Lotes e Estabelecimentos de Imigrante”, assumindo o cargo em 15 de abril de 1883. Não havendo mais lotes disponíveis para distribuição em Silveira Martins, em agosto de 1886, veio para a região, dando início aos trabalhos preliminares para a construção da Colônia de Jaguari.

Siqueira Couto foi um grande propulsor para a existência e o desenvolvimento da Colônia de Jaguari, seu trabalho foi incansável para o desenvolvimento da nova colônia, enfrentando várias dificuldades e adversidades, como a terra desconhecida, o clima com chuvas excessivas e invernos rigorosos, além das doenças que afetaram os colonizadores.

Pelo grande trabalho realizado em Jaguari, a rua principal de acesso a cidade levou o nome de “Rua Siqueira Couto”. No final do Governo de Miguel Chmielewski, intendente eleito em 1921, foi realizada a alteração do nome da referida rua para “Sete de Setembro”.

No início de 1891, Siqueira Couto, foi nomeado Chefe da Comissão sediada em Ijuí Grande, onde logo após pediu exoneração de cargo e, cansado de tantas lutas, acabou transferindo-se para sua terra natal, Barbacena, Minhas Gerais.

Foi na administração de Siqueira Couto, no primeiro semestre de 1890, que ocorreu na Sede de Jaguari, o alinhamento da praça e de algumas ruas, a demarcação de alguns lotes urbanos, bem como a derrubada e destocamento de uma área de 14.000 metros quadrados.

Fonte: MARCHIORI, José Newton Cardoso. Esboço histórico de Jaguari. Santa Maria: Pallotti, 1999.

_da_attachments