COOPERATIVA AGRÍCOLA JAGUARI LTDA.

No ano de 1950 se intensificou a produção no campo e a agricultura gaúcha vivia momentos de super safra de trigo motivo de alegria para os produtores rurais. Mas a deficiência na armazenagem passava a ser um grande problema. Para resolver tal situação o Governo Federal financiou e estimulou a criação de cooperativas. Entre 1956 e 1957, se registrou a criação do maior número de cooperativas tritícolas do Rio Grande do Sul, organizadas para defender e resgatar a autoestima dos produtores agrícolas.

Em 18 de setembro de 1957, nasceu a Cooperativa Tritícola Jaguari Ltda., com 20 sócios, tendo como primeiro presidente, Atílio Reghelin, eleito por unanimidade.

O trigo foi a cultura que dominou os primeiros anos de atividade da Cooperativa, depois foi vez da soja e atualmente o foco principal é o arroz.

Em 1963, a Cooperativa passou a denominar-se Cooperativa Agrícola Jaguari Ltda. e ao longo dos anos foi sendo ampliada a estrutura de armazenagem, acompanhando os ciclos de produção de cada época, sendo que inicialmente foram construídos armazéns para o recebimento do trigo. Posteriormente, no ano de 1975, foi construído um armazém graneleiro com capacidade para 24.000 toneladas, para armazenagem da grande produção de soja e quando o ciclo do arroz chegou, houve necessidade de nova estruturação, sendo construídos 09 silos metálicos para melhor conservação dos grãos e a industrialização dos mesmos.

_da_attachments