CLUBE UNIÃO

Em 28 de julho de 1895 fundou-se o Clube Germânia, funcionando inicialmente na casa de Fernando Dummen, atual prédio do Museu Municipal de Jaguari. A sociedade somente conseguiu inaugurar sua sede própria a 31 de dezembro de 1903, onde hoje se encontra o Clube União.

No natal de 1911, foi inaugurado o salão de bailes e de festas da sociedade. Durante o período da 1ª Guerra Mundial, em consequência da ação de grupos exaltados que apedrejavam sua sede, a Sociedade Germânia fechou suas portas.

Em 11 de julho de 1920, em assembleia os Associados resolveram reabrir a sociedade, reformar seus estatutos e mudar o nome de Sociedade Germânia para Clube União de Jaguari.

Com a finalidade de cultivar e incentivar a vida social do município foi criada em 28 de novembro de 1921, a Sociedade Flor de Primavera, entidade esta inteiramente integrada ao Clube União. A Sociedade era formada por senhoras e senhoritas da sociedade jaguariense, as quais organizavam bailes, horas de lazer, músicas e trabalho teatrais, nunca deixando de lado as atividades para fins beneficentes.

Na área esportiva, destacaram-se os times de Bolão, sendo que em 1985, teve início a integração através do esporte da bocha, quando o Clube União passou a realizar o Torneio Internacional de Bochas, o qual promove o intercâmbio entre as delegações gaúchas, de outros estados brasileiros e de países vizinhos do Mercosul.

Fonte: MARCHIORI, José Newton Cardoso. Esboço histórico de Jaguari. Santa Maria: Pallotti, 1999.

Fonte: BRANDÃO, Cincinnato. Jaguari. Porto Alegre: Oficina Gráfica da Livraria do Globo – Barcellos, Bertaso & Cia. 1940.