Sessão Especial em Homenagem a APAE de Jaguari

Aconteceu na última segunda-feira, 26 de novembro, Sessão Especial em homenagem aos 30 Anos de Fundação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Jaguari, no auditório da entidade.

A APAE de Jaguari começou a ser sonhada junto ao Lions Clube de Jaguari, por um dos seus sócios, pai de uma menina portadora de deficiência intelectual e múltipla, ocorrendo sua fundação no dia 24 de novembro de 1988. A entidade tem conquistado o reconhecimento, não só da comunidade jaguariense, mas inclusive regional, se firmando como uma entidade filantrópica e de utilidade pública, por atuar na comunidade prestando relevantes serviços na promoção, no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas para às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, nas áreas social, educacional, cultural e esportiva.
Em 03 de fevereiro de 1994 foi criada a Escola Municipal de Ensino Especial Tanara Girardon Julien, a menina que inspirou a criação da APAE. Esta Escola funciona nas dependências da APAE, atuando em absoluta sintonia com os princípios apaeanos e cumprindo com seu papel na área pedagógica, sendo inclusive confundidas positivamente pela comunidade como uma entidade única.
Ainda durante a Sessão Especial, foram destacadas as pessoas responsáveis pela coordenação dos serviços da APAE de Jaguari, homenageando os ex-presidentes da entidade, sendo eles: Laurindo Julien, no período de 1988 a 1989; Adão da Veiga, de 1989 a 1990; Maria Josefa Zuchetto Chimelo, nos anos de 1991 a 1996 e 2005 a 2010; Marlene dos Santos Bordignon, de 1997 a 2000; Margarida Klose Nadalon, de 2001 a 2004; Jair Turchetti, no período de 2011 a 2016, Giselda Tereza Lena, de 2017 a 2019 e ainda a professora Maria Helena Callegaro, diretora da Escola Especial Tanara Julien, nos anos de 2008 a 2018, os quais receberam um certificado de reconhecimento da Câmara Municipal de Jaguari.
O Presidente da Câmara Municipal de Jaguari, Vereador Igor Rosa Tambara, expôs que “hoje, muito se fala em inclusão social e respeito à diversidade, mas isso a APAE de Jaguari faz há 30 anos, atendendo nossas crianças, jovens e adultos, com qualidade e ensinando valores humanos, sem rótulos e sem classificações discriminatórias. Assim é a história da APAE de Jaguari, uma grande ideia, que foi transformada em realidade através de muito amor, trabalho e serviço”.
A Sessão Especial contou com a presença do Prefeito Municipal, Roberto Carlos Boff Turchiello, da comunidade jaguariense, além dos professores, servidores, pais, alunos e ex-diretores, que puderam homenagear e agradecer a APAE de Jaguari pelos relevantes serviços prestados na promoção, no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas para às pessoas com deficiência intelectual e múltipla no nosso Município.