Cultura

Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari

O festival Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari se constitui num dos grandes eventos turísticos de nossa cidade, já consagrado em todo o Rio Grande do Sul, num dos melhores festivais do gênero, atraindo para Jaguari os talentosos músicos, compositores e intérpretes gaúchos. O festival é uma promoção do Clube de Caça e Pesca de Jaguari – CAPEJAR, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaguari e da Câmara Municipal de Jaguari.

O Grito do Nativismo é realizado no mês de janeiro, tendo por objetivo valorizar a música gaúcha em todas as suas linhas, ritmos, estilos, origens e influências, reafirmando a importância da preservação das tradições riograndenses e a integração do povo Jaguariense com poetas, músicos, compositores, instrumentistas e intérpretes da música gaúcha. Assim, o evento promove o turismo e projeta Jaguari nas esferas gaúchas, brasileiras e no Mercosul.

Texto: Jornalista Miguel Monte

Baixar Músicas do Grito

 


 

Carnaval de Jaguari

O Carnaval de Rua de Jaguari é considerado o maior e melhor carnaval de toda a região centro do Rio Grande do Sul, e um dos maiores do interior. Na edição de 2014 o Carnaval de Rua de Jaguari recebeu um público de cerca de 80 mil pessoas, nos cinco dias. Assim, este evento possibilita grandes atividades econômicas para a cidade com a presença de milhares de visitantes e turistas.

Para receber este grande público, a Prefeitura Municipal de Jaguari a cada ano, realiza novas melhorias na Avenida Severiano de Almeida, destacando-se em 2014: a ampliação da avenida do carnaval, o aumento dos sanitários químicos, da praça de alimentação e dos camarotes, assim como da segurança, com o Pelotão de Operações Especiais – POE e a instalação de câmaras de monitoramento. A iluminação e a decoração ao longo da avenida, a cada edição do Carnaval se aprimoram e deixam o local mais iluminado e ornamentado.

Assim, o Carnaval de Rua de Jaguari se constitui num grande fenômeno de evento popular, atraindo para a cidade foliões de todas as regiões do Estado do Rio Grande do Sul, bem como de outras partes do país.

Texto: Jornalista Miguel Monte

 


 

Jaguari das Belezas Naturais

Apresentação do Projeto

A Câmara Municipal de Jaguari realiza a 1ª Mostra Fotográfica “Jaguari das Belezas Naturais” com a artista Simone Marcon, através da exposição de 21 (vinte e uma) fotografias impressas, 100 (cem) fotografias em multimídia e 05 (cinco) modelos de cartões postais. A exposição inicia no mês de aniversário do Município de Jaguari e encerra em dezembro de 2014. O evento acontecerá de forma itinerante, com lançamento na Sessão Solene em Homenagem aos 94 anos de Emancipação Político Administrativa do Município de Jaguari, dia 18 de agosto de 2014. No período de 19 e 20 de agosto, estará na Feira Municipal do Livro. Em 23 de agosto visitará o Instituto Federal Farroupilha – Câmpus de Jaguari, no Dia da Comunidade. No dia 24 de agosto no Sarau Regional da 3ª Idade. De 29, 30 e 31 de agosto, na 1ª Feira das Potencialidades de Jaguari. Após o mês de aniversário do Município de Jaguari a exposição visitará alguns municípios do Vale do Jaguari e da região central. Tal projeto parte da concepção da promoção da arte acessível a todos e revelando nosso patrimônio natural, cultural e histórico, utilizando a imagem como instrumento de preservação deste patrimônio e fomento do turismo.

Objeto

Mostra fotográfica “Jaguari das Belezas Naturais”, acontecerá de forma itinerante, no Município de Jaguari, na região do Vale do Jaguari e região central, no período de agosto a dezembro de 2014, com a exposição de fotografias impressas, em multimídia e cartões postais.

Objetivos
Objetivo Geral

Apresentar as imagens produzidas pela artista Simone Marcon, as quais reportam as belezas naturais de Jaguari, sob uma ótica apaixonada e ressaltando as potencialidades naturais.

Objetivos Específicos

  • Divulgar as belezas naturais e as potencialidades do turismo do Município de Jaguari.
  • Compartilhar a arte fotográfica produzida pela artista jaguariense, Simone Marcon.
  • Fomentar a identidade cultural da população jaguariense.
  • Difundir por meio das redes sociais e mídias digitais as belezas naturais de Jaguari.

Justificativa

As belezas naturais de Jaguari são um patrimônio natural, cultural e histórico de nossa comunidade, fomentando e desenvolvendo o turismo, assim a exposição é a oportunidade de levar a arte fotográfica da artista jaguariense Simone Marcon, para que os cidadãos jaguarienses se reconheçam como integrantes da comunidade, e os municípios do Vale do Jaguari e da região central, vejam as potencialidades da nossa terra. Tal ação promoverá o turismo, fomentará a cultura e unirá a comunidade. É uma exposição inédita, inspirada nos princípios da Carta da Terra, a partir da sustentabilidade, da ética, do respeito e do cuidado pela comunidade, da integridade ecológica, da democracia e de uma cultura de paz. Uma oportunidade de projetar as belezas naturais de Jaguari.

Resultados Esperados

Fomentar a arte e o turismo com imagens do nosso patrimônio natural, cultural e histórico, que poderão ser compartilhados via redes sociais e mídias espontâneas, através do site da Câmara Municipal de Jaguari: www.camara.jaguari.rs.gov.br.