Centenário do nascimento do Jornalista Otto Gampert

Neste dia 22 de janeiro de 2018, comemora-se o centenário do nascimento do Jornalista Otto Gampert, a Câmara Municipal de Jaguari, presta sua homenagem e reconhecimento a este destacado jaguariense, que muito contribuiu para a cultura, turismo, desenvolvimento e divulgação do Município de Jaguari.

100 anos do Jornalista Otto Gampert

Nascido em Jaguari, em 22 de janeiro de 1918, na Linha 16, Otto Gampert, viveu até 23 de novembro de 2003. Filho de Alfredo Gampert e de Anna Raisner Gampert teve mais 3 irmãos e 2 irmãs. Cresceu e educou-se no meio rural. Casou-se com Luisa Beer, seu grande amor, tendo cinco filhos. Seu segundo amor foi o jornalismo. Fui funcionário do Hospital de Caridade de Jaguari e auxiliou na angariação de recursos financeiros para sua construção. Sempre foi um membro ativo da Igreja Luterana de Jaguari e destacava-se pelo gosto pela leitura, lendo os clássicos da literatura mundial, filósofos, pensadores, contistas e poetas, todos faziam parte de sua grande biblioteca. Foi concursado no serviço público estadual, como Fiscal Sanitário, acabando por se aposentar como jornalista. Durante 54 anos foi colaborador dos jornais Correio do Povo, Diário de Notícias, A Razão, Zero Hora, A Hora Municipalista, dentro outros tantos jornais. Durante 45 anos, fez o Programa “Crônica da Semana”, pela Rádio Jaguari, com seu característico “Alô Amigos”. Foi Vereador, sendo o porta-voz da Câmara Municipal quando da visita do Governador Ildo Menegheti para a encampação da Usina Municipal pela CEEE. O Jornalista Otto Gampert auxiliou na implantação do curso de 2º grau no Município de Jaguari, após sua formatura em Secretariado na Faculdade de Ciências Econômicas na UFRS em Porto Alegre. Foi presidente do Clube União, 1º Secretário Municipal de Turismo, recebendo em sua história diversas honrarias, premiações e menções honrosas por suas publicações. Destaca-se em sua bibliografia a publicação do livro “Jaguari – 350 anos de história – 1962 – 1982”, documento histórico que reporta parte da história de Jaguari. Foi o idealizador da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Jaguari, a qual utilizou por dezenas de vezes. Sempre foi reconhecido como a “História viva de Jaguari”, tendo como objetivo de vida servir e contribuir com obras educativas, sociais, turísticas e culturais.

Otto Gampert - Centenário 22 01 2018