Câmara Municipal aprova Projeto de Lei para uso de Princípio Ativo 2,4-D

Na sessão ordinária do dia 10 de julho de 2017, foi aprovado pela unanimidade do Plenário da Câmara Municipal de Jaguari o Projeto de Lei nº 033/2017, oriundo do Executivo Municipal, o qual “Disciplina o uso dos Herbicidas derivados do Princípio Ativo 2,4-D no âmbito do Município de Jaguari e dá outras providências”.

O referido projeto de lei que regulamenta o uso do princípio ativo 2,4-D, primeiramente institui um calendário que restringe a aplicação no período compreendido de 15 de setembro a 15 de março, em área definida, a qual compreende principalmente a zona de vitivinicultura do Município. O segundo regramento, abrange todo o território do Município de Jaguari ao determinar a proibição do uso do herbicida pelo método de pulverização aérea.

Tais iniciativas vêm ao encontro das necessidades e dos anseios da comunidade, buscando essencialmente a preservação do meio ambiente e da cultura da uva.

A sessão ordinária, contou com grande público, especialmente pela diretoria e sócios da Cooperativa Agrária São José Ltda., os quais vêm sofrendo com perdas consideráveis em suas produções, ocasionadas pelo uso indiscriminado do referido herbicida.

O projeto segue agora para a promulgação do Executivo Municipal.

Câmara Municipal aprova Projeto de Lei para uso de Princípio Ativo 2,4-D