Câmara Municipal de Jaguari terá nova composição a partir de 2017

A Câmara Municipal de Jaguari terá uma nova composição a partir da Legislatura de 2017, após as eleições de 02 de outubro de 2016. De acordo com a atual Assessora Jurídica do Legislativo jaguariense, Tatiana Poltosi Dorneles, na nova composição a Câmara Municipal de Jaguari contará com quatro Vereadores do PMDB: Ezio Jocelito Silva, Jaqueline Dvoranovski Pivetta, Igor Rosa Tambara e Varlei Berger, enquanto a Bancada do PDT volta a contar com dois vereadores: Wolmar Zanini Picoli e Cátina Monteiro Frescura. Por sua vez, o PP continua com as três vagas no Legislativo, com a eleição dos Vereadores Elisângela Piccoli Dri, Valdemar Valente e José Nilton Maia.

No Executivo Municipal o PMDB volta a contar com Prefeito e Vice-prefeito, em coligação com o PT e o Solidariedade. A partir de 1º de janeiro de 2017, assume a chefia do Poder Executivo Municipal, Roberto Carlos Boff Turchiello (PMDB) como Prefeito, e Lucas Denardi Cattelan (PMDB), como Vice-prefeito. A última vez que o PMDB elegeu Prefeito e Vice foi no ano de 1996, Caio Jordão, Prefeito e como Vice-prefeito, o médico Volter Romil da Costa.

Na República Federativa do Brasil os poderes são harmônicos e independentes, compostos Executivo, Legislativo e Judiciário. Ao Judiciário cumpre o dever de fazer cumprir as leis aprovadas ou criadas pelo Legislativo. Ao Executivo Municipal executar as ações demandadas pela comunidade. “A diferença entre Legislativo e Executivo é que, além de aprovar e criar leis as Câmaras Municipais tem o dever de fiscalizar as ações das Prefeituras, porque é o Executivo Municipal que detém os recursos oriundos da comunidade”, destaca Tatiana Poltosi Dorneles.

Foto – Quadro da nova composição do Legislativo e Executivo Municipal de Jaguari.

Download